REDESCOBRIR DEUS COMO SUA ÚNICA GLÓRIA




Seguimos aprendendo, mais uma lição valiosa: 

Quando algo nos é tirado, o sofrimento é real e legítimo. Contudo, muitas vezes, ficamos abatidos de forma desproporcional porque o sofrimento está arrancando de nós algo que se tornou – como a nossa permissão – mais do que uma coisa boa. Adquiriu importância excessiva em termos espirituais e emocionais. Estávamos encarando essas coisas como nossa honra e glória: o motivo para andarmos de cabeça erguida. 

PRECISAMOS URGENTE REDESCOBRIR DEUS COMO NOSSA ÚNICA GLÓRIA !

(OBS: Se tiver um tempinho leia –. acredito que servirá a você como a mim instruiu amplamente.) 

No Salmo 3, o rei Davi descreve uma circunstância terrível, em que ele está cercado de inimigos. A situação é tão ruim que seu próprio povo sussurra pelos cantos que Deus o abandonou. 

COMO SERÁ QUE DAVI LIDA COM ESSA PERDA DE ESTIMA DO POVO E A AMEAÇA DOS INIMIGOS? - ELE ESCREVE: 

“Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: "Deus nunca o salvará! “, mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Pausa Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam”. Salmos 3:1-6

Apesar do povo cochichar sobre Davi, ele não se abate por isso. Davi afirma que Deus “levanta a (sua) cabeça”, mas como? O versículo diz: 

“Mas tu Senhor, és (...) a minha glória”. Derek Kidner escreve: “Minha glória é uma expressão a ser ponderada: Indica (...)a comparativa irrelevância da estima terrena”. 

Davi está ciente de sua tendência de basear a autoestima na aprovação e nos elogios de terceiros. Ele costumava andar de “cabeça erguida” por causa da aclamação pública e da popularidade. 

Agora ele assevera a verdade teológica de que Deus é a sua única gloria. 

Essa lição é de grande importância se queremos aprender a processar o sofrimento. Quando algo nos é tirado, o sofrimento é real e legítimo. Contudo, muitas vezes, ficamos abatidos de forma desproporcional porque o sofrimento está arrancando de nós algo que se tornou – como a nossa permissão – mais do que uma coisa boa. Adquiriu importância excessiva em termos espirituais e emocionais. Estávamos encarando essas coisas como nossa honra e glória: o motivo para andarmos de cabeça erguida. Podíamos até dizer: 

“Jesus é o meu Salvador. Sua aprovação, sua opinião, a meu respeito e a sua obra são o que realmente importam”. 

Mas na prática baseamos a nossa autoestima em outras coisas (e aqui você pode listar inúmeras, eu poderia.) – No caso de Davi, muito de seu sofrimento era perfeitamente legítimo (e nosso também pode ser). 

Davi, perde o amor de um filho e do seu povo, além de se acusado falsamente, era extremamente doloroso. Mas Davi também percebeu que havia deixado que a opinião pública e o “RECONHECIMENTO TERRENO”, adquirissem uma importância excessiva para ele. 

Davi se comprometeu a REDESCOBRIR DEUS COMO SUA ÚNICA GLÓRIA, algo que só se consegue por meio da oração, do arrependimento e da adoração. Ele reafirma que o relacionamento com Deus e a presença do Senhor com ele são as únicas coisas que realmente importam. E ao fazer isso, notamos que ele fica mais animado e se enche de coragem. 

Davi está dizendo: “Mas tu Senhor, é o escudo ao meu redor, e não outra coisa qualquer! E tu és minha glória, e é quem levanta a minha cabeça, e não essas outras coisas! – Não é o meu histórico nem o poder político, nem mesmo o amor do meu filho ou o aplauso do meu povo; somente tu!”. 


Isso é louvor, mas está enraizado no arrependimento, e é também arrependimento enraizado no louvor. 

COMO DEUS SE TORNA A NOSSA GLÓRIA DE VERDADE? – A única resposta é: 

Pela redescoberta do evangelho da graça gratuita. Se nosso coração sussurrar a acusação: “Deus não vai salva-lo; você não vale nada"; a única resposta é que a salvação foi dada por Deus não é para os respeitáveis, mas para os humildes, aqueles que sabem que não são dignos. 

Isso é afirmado claramente no versículo 8: “A salvação vem do Senhor...” Nós não nos salvamos; a salvação é imerecida, 

Dessa forma, o cristão entende que Cristo é literalmente nossa glória e honra diante do Pai (1Jo 2.1- 2). Se temos isso, não seremos destruídos por nenhuma acusação. 

Eis, portanto o que devemos fazer quando sofremos:

Devemos examinar nossa vida para descobrir se nosso sofrimento não é aumentado desnecessariamente porque colocamos demais nosso coração e esperança em outras coisas. Temos de realocar nossa glória e reordenar nosso amor. 

Na maioria das vezes, o sofrimento revela que algumas coisas sem as quais achávamos impossível viver não são imprescindíveis, se dependemos de Deus. E isso traz libertação. 

Não é deixar de amar as coisas como segundo o conselho estoico; temos de amar muitas coisas, e vai doer quando essas coisas boas nos forem tiradas. Mesmo assim, se cultivarmos um profundo descanso em Deus, uma compreensão existencial de seu amor por nós, descobriremos que o sofrimento aferroa e causa dor, mas nos extirpa nem nos derrota. Pois o sofrimento não consegue tocar o Principal: Deus, seu amor e sua salvação. 

Ser amado por Deus, ser conhecido por Deus, é o tesouro mais valioso que existe. Se você o transforma em seu tesouro por excelência, então nenhum ladrão invadirá nem roubará o que é seu:


"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mateus 6:19


- Extraído do Livro: “Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento” – Timothy Keller - p.325-326 - @editoravidanova

Postagens mais visitadas deste blog

"A TERRA NÃO TEM TRISTEZA QUE O CÉU NÃO POSSA CURAR."

EM DEUS SEMPRE HAVERÁ UM NOVO COMEÇO

BENDITO SEJA PARA TODA A ETERNIDADE,O SENHOR!