“PAI NOSSO”




MATEUS 6. 5-13

Oração é um momento de comungar com Deus, com nosso Pai. E isso é uma coisa que falta em nossas orações costumeiras, porque nós temos dificuldades em tirar tempo para orar, estamos sempre com pressa sem tempo.

NESSE TEXTO VAMOS APRENDER ALGUMAS LIÇÕES SOBRE ORAÇÃO.

  1. A quem oramos e porque oramos? (v.5-6)
  2. Que nossa oração deve ser uma demonstração da nossa intimidade com Deus (v.6)
  3. Que nossa oração não deve ser algo mecânico costumeiro (v.7-8)
  4. E que essa a oração: “pai nosso” – nós fazemos porque reconhecemos a total dependência de Deus (v.8-13)

LIÇÃO QUE PODEMOS APRENDER NESSE TEXTO, QUE JESUS NOS ENSINA É:

  • 1.  HÁ QUEM NÓS ORAMOS- – quem é ouvinte da nossa oração? – V. 5-6 Jesus está dizendo que nós não devemos fazer como os hipócritas- porque eles não oram a Deus, eles oram nas esquinas em público buscando visibilidade –o objetivo deles ao oraram era para serem vistos, ouvidos pelos homens.

a. Jesus aqui não está condenando a oração em público – mas sim o objetivo dela que era apenas para buscar visibilidade.

b. E isso nos faz pensar quantas vezes a nossa oração que deveria ser direcionada a Deus, é não é. Quantas vezes nos preocupamos somente com quem está ouvido, ou nos vendo orar, ou para dar lição de moral. 

  • 2. QUE NOSSA ORAÇÃO DEVE SER UMA DEMONSTRAÇÃO DA NOSSA INTIMIDADE COM DEUS V. 5-6 – o Senhor requer de nós um momento no secreto, no particular. Oramos muito pouco no secreto com Deus.

a. Jesus nos ensina aqui que homens que buscam orar mais em público do que no particular – revela está mais interessado no louvor dos homens, do que na aprovação de Deus. 

  • 3. QUE NOSSA ORAÇÃO NÃO DEVE SER ALGO MECÂNICO, COSTUMEIRO. V. 7-8- De fato nosso Deus sabe de tudo que necessitamos. ENTÃO PORQUE ORAMOS? –Oramos porque precisamos buscar essa intimidade com Deus, e sermos moldados por Ele, transformados por Ele. Através do conhecimento da sua vontade pela Palavra e pelas orações.
  • 4.  ESSA ORAÇÃO QUE FAZEMOS PORQUE RECONHECEMOS A TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS. V.8-13

a. V.9 – “PAI NOSSO QUE ESTÁ NO CÉU”

Sabe o que isso também significa? – que Ele é nosso Pai, que Ele não pertence a uma pátria, a uma cidade, significa que Ele habita outra dimensão.QUE ELE É SOBERANO, ETERNO E QUE TEM TODO PODER – aquilo que o ser humano não pode fazer, aquilo que nem eu nem você pode fazer, Ele faz! Porque Ele tem todo poder. 

b.QUANDO NOS ORAMOS AO PAI NÓS RECONHECEMOS QUE:

                Nosso Pai é quem nos protege
                Nosso Pai é quem provê
                Nosso Pai é quem nos direciona, orienta

c.QUANDO ORAMOS AO PAI RECONHECEMOS QUE SOMOS TOTALMENTE DEPENDENTE DE DEUS

                Precisamos do Pão Espiritual
                Precisamos do Pão Emocional
                Precisamos do Pão Físico

v.9- O “PAI NOSSO QUE ESTÁ NOS CÊUS” nos ama e que tem todo poder para nos abençoar! Deus está disposto a nos dar muito mais do que sabemos pedir e pensamos.


Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”, Efésios 3:20

Postagens mais visitadas deste blog

"A TERRA NÃO TEM TRISTEZA QUE O CÉU NÃO POSSA CURAR."

EM DEUS SEMPRE HAVERÁ UM NOVO COMEÇO

BENDITO SEJA PARA TODA A ETERNIDADE,O SENHOR!