O ESPÍRITO QUE OPERA EM NÓS NOS LEVA AO ESTADO DE RENDIÇÃO



Romanos 8. 1-4
Um dos capítulos mais amados de toda a Bíblia, romanos fala de quem somos. Em Cristo não somente recebemos o perdão dos pecados, mas também a nova vida, o novo nascimento. Cristo se torna uma realidade em nós. Agora somos livres, diz o apostolo Paulo. Uma nova lei passou a atuar em nós. A lei do espirito da vida. Essa lei é mais forte do que a lei do pecado e da morte, que denunciava nossa impotência.

  A lei do espirito e vida fala do poder que agora atua em nós. Isso é resultado do sacrifício de Jesus Cristo. Esse sacrifício não só nos livrou da condenação, porque pagou os nossos débitos, que a lei denunciava na vida de cada um de nós, mas, mais do que isso, tirou-nos da lei do pecado e da morte, ou seja, livrou-nos daquilo que nos mantinha constantemente sob débito.

O QUE PODEMOS APRENDER AQUI?
·         O sacrifício de Cristo nos livrou da condenação
·         Por causa do sacrifício de Cristo o Espírito Santo pode vir morar em nós
·         E o Espírito Santo morando em nós, nos livra do princípio do pecado e da morte
·         Passamos a viver outro princípio que que nos leva a inclinarmos para o Espírito e  manifestar o seu fruto.

A PRIMEIRA PERGUNTA QUE O TEXTO RESPONDE É QUEM SOMOS?

v.1 e v2 – diz que somos os que não estão mais condenados – Somos aqueles que estamos em Cristo Jesus. E por estarmos em Cristo Jesus, não estamos mais sob a condenação de Deus.
Nós os recebemos, Jo1.12 -“e todos quanto os receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que creem em seu nome” – nós somos os que creem em Jesus, por isso nós estamos Nele e porque estamos Nele não há mais nenhuma condenação para nós.

A SEGUNDA PERGUNTA: E POR QUE NÃO HÁ MAIS NENHUMA CONDENAÇÃO PARA NÓS?

v.3 – porque a lei do espirito da vida, em Cristo Jesus nos livrou da lei do pecado da morte. – Depois que nós caímos, um fator, um princípio, começou a atuar em nós; e apostolo Paulo chama esse princípio de “Lei do Pecado e da Morte” - O que isso significa?
Significa que nós estávamos mortos espiritualmente e que nós não conseguíamos fazer outra coisa a não ser pecar.E nós éramos seres em estado de pecado.Antes tiamos um princípio ativo atuando em nós (a lei do pecado e da morte)Éramos seres em estado e pecado, mortos espiritualmente.

Mas Jesus é capaz de matar o pecador ressuscitar o ser humano em nós.
Agora que nós estamos em Cristo, a pessoa do Espírito Santo mora em nós, atua em nós, então esse Espírito nos livrou do princípio do pecado e da morte. O que quer dizer que nós não somos mais obrigados a pecar, não sou mais obrigado a ceder, não sou mais escravo do pecado. A lei do pecado da morte não atua mais em você que está em Cristo Jesus.

COMO FOI POSSÍVEL O ESPÍRITO DA VIDA PASSAR A MORAR EM NÓS?

v3 e 4 -Porque Deus enviou o seu filho – No passado o povo dependia dos sacrifícios que apresentavam, mas não conseguia se livrar do princípio do pecado da morte, conseguiram dar uma diminuída na intensidade. POR QUE?

Porque o sacrifício que eles apresentavam, que eram um sacrifício de cordeiros, eram suficientes para que eles não morressem, mas não era suficiente para que eles ressuscitassem.O sacrifício que foi oferecido em nosso favor e a favor deles também, e eles estavam na expectativa que esse sacrifico viria; é um sacrifico que nos permitiu a ressurreição.Deus enviou o seu próprio filho em semelhança de carne pecaminosa.ou seja, assumiu a nossa condição. O nosso estado de pecado. Não só as coisas que nós fazemos é que nós somos.Deus condenou na carne Dele o nosso pecado.

O sacrifico de Jesus Cristo satisfez o princípio da justiça e nós fomos libertos da condenação que pesava sobre nós. – “Por isso que não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus”. – O que está pressuposto é que vamos nos manter em Cristo Jesus.

Nos manter em Cristo Jesus não é um esforço de ação é uma postura de rendição- gosto do exemplo que deram a fé cristã: “a vida cristã é subir uma escada, mas é subir uma escada rolante, não é você que sob a escada, é a escada que sobe você” – Qual é a sua parte? A sua parte é ficar na escada.
O Espírito Santo nos convenceu que somos pecadores, de que pelo nosso próprio esforço não conseguimos satisfazer a justiça e não satisfazendo a justiça não escaparemos do juízo.

O princípio do Espírito morando em nós gera fruto de amor, paz, alegria, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão, longanimidade, domínio próprio; então o Espírito gera em nós um padrão que é superior ao padrão que a lei de Moises estabelecia. Porque esse padrão de quem manifesta: amor, paz, alegria, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão, longanimidade, domínio próprio; sendo capaz de suportar o sofrimento, a imaturidade do outro, a explosão temperamental.

Em Cristo não estamos mais condenados a viver em estado de rebelião, o pecado não nos controla mais. Fomos libertos pelo sacrifico de Cristo, tanto da prisão espiritual quanto desse controle. A gente peca, porque damos lugar as nossas carências e preferimos satisfazer as nossas carências, desejos; do que manter a nossa identidade.

A nossa identidade agora é de gente que está em Cristo Jesus, em quem atua o Espírito de Deus, essa é a nossa identidade: “a nossa identidade agora é de gente que está em Cristo Jesus em que atua o Espírito de Deus”.


Sabe aquele momento que você quer aprender mais e não sabe como começar? Vou te ajudar na minha sessão de recomendação de leituras: "A Decisão por Cristo" - L. R. SHELTON JR. Editora Fiel - Nesta obra, o Pr. Shelton declara que, por mais sublime e elevado que alguém fale a respeito de sua decisão por Cristo, se não for praticante da Palavra, seu protesto verbal de devoção nada vale. É uma zombaria horrível chamá-Lo Senhor, enquanto continuamos a fazer nossa própria vontade; é a obediência que marca os homens como discípulos de Cristo e os distingue dos súditos de Satanás.

Postagens mais visitadas deste blog

"A TERRA NÃO TEM TRISTEZA QUE O CÉU NÃO POSSA CURAR."

EM DEUS SEMPRE HAVERÁ UM NOVO COMEÇO

BENDITO SEJA PARA TODA A ETERNIDADE,O SENHOR!