25 de abril de 2017

COMO UMA IGREJA DEVE SER?


“Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras”. Tito 2.14
O conceito de igreja estava na mente de Deus desde o início dos tempos e isso pode ser percebido no estudo do Antigo Testamento, desde o começo, Deus “propôs criar para si mesmo um povo particular” (Tito 2.14) que no Antigo Testamento era a nação de Israel, e no Novo Testamento é a igreja.
Em Atos 2.42-47, Lucas menciona marcas de uma igreja viva – neste texto vamos destacar 04 características:
  V.42- “Uma Igreja Que Aprende” – uma igreja viva é uma igreja que aprende – “eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos” – A primeira marca da igreja viva é o estudo.
  V.44-45 – “Uma Igreja Que Cuida” – “os que criam mantinham-se unidos, e tinha tudo em comum” – Se a primeira marca era o ESTUDO a segunda é a COMUNHÃO. – A GENEROSIDADE sempre foi uma característica do povo de Deus. O princípio do compartilhamento voluntário é que ele tem que ser permanente. – Portanto uma igreja viva é uma igreja que cuida de Pessoas, nosso Deus é generoso, sua igreja também tem que ser.
  V.46 – “Uma Igreja Que Adora”- “o partir do pão” faz referência á Ceia do Senhor e as orações, significando reuniões, culto de oração. Uma adoração tanto alegre quanto reverente.
  V.47 – “Uma Igreja Que Evangeliza” - O texto indica que eles estavam envolvidos com o evangelho, por meio da pregação, do testemunho diário e sua vida de amor. Jesus como o cabeça “acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.
Precisamos buscar ser essa igreja viva, que tem essas características em sua essência:
       Uma Doutrina Apostólica (que aprende)
      Comunhão e Generosidade ( que cuida),
     Reverencia na Adoração Alegre (que adora)
     Evangelismo Contínuo.
A igreja ainda é uma instituição que vale a pena pertencer, ela representa a vontade de Deus para o seu povo ainda que nesse mundo, é a esperança para pecadores perdidos, procurando consolo, amizade, orientação, aprendizado, fraternidade, disciplina. É a resposta de Deus para o mundo perdido. A igreja ela já foi planejada, a igreja já foi estrutura, a igreja tem uma missão, a igreja tem valores, a igreja tem um desenho, a gente precisa se inteirar dessa missão, do que nos foi entregue e isso nos foi entregue pelas escrituras.

“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”.1 Coríntios 14.26