COMO UMA IGREJA DEVE SER?



“Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras”. Tito 2.14

O conceito de igreja estava na mente de Deus desde o início dos tempos e isso pode ser percebido no estudo do Antigo Testamento, desde o começo, Deus “propôs criar para si mesmo um povo particular” (Tito 2.14), que no Antigo Testamento era a nação de Israel, e no Novo Testamento é a igreja. 

E em Atos 2.42-47, Lucas menciona marcas de uma igreja viva , neste texto podemos  destacar pelo menos quatro características:

Nos versos 42 encontramos “Uma Igreja Que Aprende”. Uma igreja viva é uma igreja que aprende – Assim a primeira marca da igreja viva é o estudo.

Nos versos 44 ao 45 encontramos “Uma Igreja Que Cuida”. Se a primeira marca era o estudo a segunda é a comunhão, a generosidade sempre foi uma característica do povo de Deus. O princípio do compartilhamento voluntário é que ele tem que ser permanente. Portanto uma igreja viva é uma igreja que cuida de Pessoas, nosso Deus é generoso, sua igreja também tem que ser.

Nos versos 46 “Uma Igreja Que Adora”. O partir do pão faz referência á Ceia do Senhor e as orações, significando reuniões, culto de oração. Uma adoração tanto alegre quanto reverente.

Nos versos 47 “Uma Igreja Que Evangeliza”. O texto nos indica que eles estavam envolvidos com o evangelho, por meio da pregação, do testemunho diário e sua vida de amor. E Jesus “acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

Precisamos buscar ser essa igreja viva, que tem essas características em sua essência:
·         Uma Doutrina Apostólica (que aprende)
·          Comunhão e Generosidade ( que cuida),
·         Reverencia na Adoração Alegre (que adora)
·         Evangelismo Contínuo.

A igreja ainda é uma instituição que vale a pena pertencer, ela representa a vontade de Deus para o seu povo, é a esperança para pecadores perdidos, procurando consolo, amizade, orientação, aprendizado, fraternidade, disciplina. É a resposta de Deus para o mundo perdido.

A igreja ela já foi planejada, a igreja já foi estrutura, a igreja tem uma missão, a igreja tem valores, a igreja tem um desenho, a gente precisa se inteirar dessa missão, do que nos foi entregue e isso nos foi entregue pelas escrituras.


Sabe aquele momento que você quer aprender mais e não sabe como começar? Vou te ajudar na minha sessão de recomendação de leituras: Os livros   9Marcas de uma Igreja Saudável  e  Igreja Intencional  - do Pr. Mark Dever  e Paul Alexander  - Editora Fiel -

Postagens mais visitadas deste blog

"A TERRA NÃO TEM TRISTEZA QUE O CÉU NÃO POSSA CURAR."

EM DEUS SEMPRE HAVERÁ UM NOVO COMEÇO

BENDITO SEJA PARA TODA A ETERNIDADE,O SENHOR!